Anísio sem sombra de dúvidas foi muito feliz em suas colocações no texto “Uma perspectiva da educação superior no Brasil”, contudo vou me restringir ao extrato sobre a Transplantação da Cultura Europeia.
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridas pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.[1] Partindo desse significado fica óbvio perceber que a cultura exposta na maioria dos campos educacionais do Brasil não destacam a cultura brasileira, creditam apenas a cultura exterior. É uma realidade tão expressiva que virou lei o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana no Brasil – Lei 10.639/03. Anísio é muito contemporâneo ao expor isso, além de afirma à base sobre a qual a universidade brasileira é criada.
Sobre as bases da Universidade Europeia é que a universidade brasileira foi criada, majorada. Mas, chega um momento em que os brasileiros já enfadados dessa cultura a princípio aceita como moderna, que estava no ápice do mundo, passa a ser enxergada como desnecessária, ou melhor, que restringia o crescimento e eclosão da cultura brasileira.
É coerente relacionar a UFSB aos princípios pregados por Anísio, desde quando ela surge com a proposta de aproximar e valorizar a cultura local, a cultura que vem com docentes, discentes e servidores. E vai desenvolver os saberes dentro de uma cultura corporificada na sociedade de que é membra. Um contrapeso existente é de que uma ideia nova leva de 25 a 50 anos para ser incorporada numa sociedade, esse é o desafio, se posicionar fundamentado, frente ao pensamento atual e conservador sobre algo que “hoje em dia, já não pertence ao Brasil”.
É lucido salientar a audácia Norte Americana quando decidem romper com o tradicionalismo, com a submissão de terem sido colônias; quando passam a sedimentar sua cultura não desvalorizando o passado, mas reafirmando a importância de que a Universidade deveria evoluir ao passo de quanto à sociedade evolui, ou melhor, estando sempre um passo a frente e de certa forma reger essa mudança, já que é lá onde se encontra a maioria dos intelectuais da sociedade. E criam uma universidade dentro enraizada em sua cultura.
Termino destacando uma afirmação de Anísio Teixeira:
Só conseguiremos transmitir a educação, quando transformarmos as nossas instituições culturais em instituições realmente embebidas no solo brasileiro, na terra brasileira, na forma de pensar brasileira, no modo de pensar brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário